Erica Poonam é atriz, escritora e pesquisadora das arte cénicas e fenomenológicas, tornando-se especialista na arte cosmológica taoista Zi Wei dou Shú, pela orientação do Mestre Wu Chy Cherng. Dedicou-se especialmente, a partir de 2005, aos estudos neurofisiológicos dos processos traumáticos e suas implicações dentro dos principais quadros da psicopatologia, com foco principal em traumas precoces, tornando-se pratitioner em Somatic Experiencing (SE), passando mais tarde a coordenadora desta abordagem.

Foi fundadora da Somatic Experiencing Portugal, a qual dirigiu por cinco anos, e, desde 2009, envolveu-se na sistematizção de uma técnica que unem-se  conhecimentos psicológicos, neurofisiológicos, dramatúrgicos, cosmológicos e etológicos. Como consequência desta longa pesquisa e experiência, criou em 2012 a pioneira técnica terapêutica Cura Arquetípica (CA), que se fundamenta em uma fusão de suas pesquisas, estudos e práticas clínicas.

Trabalha como professora, terapeuta e consultora há 21 anos, no Brasil e em Portugal. Além de prestar consultas individuais, Erica Poonam faz parcerias e presta consultoria a diversas empresas no Brasil e em Portugal.

Participou, em 2015, da fundação da Associação Europeia de Saúde Emocional (Ame-se) na cidade do Porto (Portugal), na qual ocupa atualmente o cargo de presidente.

Através da Ame-se, desenvolve projetos sociais de educação emocional e gestão de estresse para comunidades e empresas. É professora e mentora do Conselho Ético Pedagógico Cura Arquetípica (CEPCA).